ARTIGO DE OPINIÃO: Leituras de e no Natal…

21/12/2021 18:30

O Natal é sempre esperado com muito carinho por quase todos nós. E, são vários os motivos que nos levam a ter tanto entusiasmo por uma quadra que nos parece mágica! São as decorações, as luzes, os bolinhos e as comidas típicas, os cânticos, as festinhas nas escolas, os postais, a escolha das prendinhas… Tudo feito com muito amor e carinho, tendo como único objetivo alegrar os nossos corações, reforçar a esperança num mundo melhor e permitir o encontro e a união das famílias, reforçando os seus laços de afeto. 

A tudo isto, acescento um presente muito especial! Tempo para me dedicar aos livros. Desde a minha infância que associo a época de Natal a leituras há muito esperadas e sempre vitalizadoras.  Esta época convida-nos a leituras aconchegantes junto da lareira ou num cantinho especial da nossa casa com uma mantinha de lã confortável em cima das pernas a servir de ninho ao livro que nos dará asas. 

Talvez por issso, um dos presentes que mais gosto de oferecer e de receber sejam livros. E, para me sentir ainda mais próxima do espírito natalício, gosto sempre de dedicar algum desse tempo a leituras sobre este tema. Felizmente, temos muito por onde escolher! Deixo algumas sugestões de livros infantis, publicados este ano, que nos aquecem o coração pela sensiblidade, simplicidade, graciosidade e grandiosidade da mensagem que transmitem:

O Ursinho Fofinho Procura o Pai Natal ; O Porquinho de Natal ; As Mais Belas Histórias de Natal; O Meu Primeiro Elmer de Natal; A História de Jesus; As Minhas Primeiras Histórias da Bíblia…

Contudo, como professora bibliotecária, verifico que há outros títulos de autores portugueses que, pelas mesmas razões, são sempre atuais e, por isso são muito procurados e apreciados pelas nossas crianças:

A Noite de Natal  (Sophia de Mello Breyner); Uma Aventura nas Férias de Natal (Ana Mª  Magalhães e Isabel Alçaca); Os Animais do Natal (Luísa Ducla Soares); Feliz Natal Lobo Mau (Clara Cunha); Natal nas Asas do Arco-íris (Alice Cardoso); Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal (Ana Saldanha); Os Sapatos do Pai Natal ( José Fanha);  Sabes, Maria, o Pai Natal não Existe (Rita Taborda), entre outros. Não posso deixar de destacar a coleção do Gui, uma iniciativa do Fórum, que todos os anos faz as delícias dos mais pequenitos com a oferta destes livros, cujas histórias são sempre ilustradas por Sandra Serra, as quais são muito apreciadas. O último título “Vamos todos ficar bem”, já adaptado à nova realidade que vivemos, transmite uma mensagem de esperança, tão necessária e urgente para todos nós! 

Todos os livros que referi são leituras de Natal, que fazem todo o sentido serem feitas no Natal, mas também em qualquer altura! Contudo, porque temos mais tempo, há um grande e precioso manancial de livros para miúdos e graúdos, não só de novidades editoriais, mas também de livros intemporais que estão à nossa espera para serem lidos nesta quadra natalícia…  

FELIZ NATAL com MUITAS E BOAS LEITURAS…

Para refletir “É preciso que a leitura seja um ato de amor”(Paulo Freire)… Assim como o Natal, pois só desta forma faz sentido e é verdadeiramente Natal…

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.