ARTIGO DE OPINIÃO: Arte urbana

24/02/2022 18:00

Se há alguns anos os rabiscos, desenhos e grafitis realizados fortuitamente nas paredes e nas carruagens dos comboios, eram conotados como vandalismo e associados a atos ilegais, hoje a realidade é bem diferente. Ao percorrermos as cidades por esse país fora vamo-nos apercebendo de pinturas que vão cobrindo e colorindo as fachadas e paredes de determinados edifícios e espaços urbanos. 

Chamamos de arte urbana e nas cidades vão-se delineando percursos e guias para visitar estes locais. Até já vamos conhecendo e reconhecendo alguns artistas, que imprimem características próprias aos murais que vão pintando de cidade em cidade. 

Os temas são variados, uns tentam adaptar cores e formas às características próprias dos locais, chegando a fazer representações de figuras que se destacaram e acontecimentos que ali tiveram lugar, outros usam conceitos diferentes como a desconstrução da realidade, apelando à imaginação de quem as observa. De qualquer forma trazem-nos boas sensações, tendo, sem dúvida, a capacidade de reanimar algumas ruas e becos que foram ficando esquecidos.

No entanto, ao falarmos de arte urbana, não a devemos encerrar somente na pintura das paredes e murais…ela vai muito para além disso. Neste tempo em começamos a desconfinar, em que saímos de casa para tentar recuperar o nosso equilíbrio, é importante que as manifestações artísticas feitas no espaço público, também elas arte urbana, sejam incentivadas e dinamizadas. As performances, os artistas de rua, as instalações ao ar livre, oferecem-nos sempre algo novo. 

Nestes últimos anos temos assistido ao Viseu Art Festival, uma iniciativa inserida nos Tons de Primavera e que tem contribuído bastante para a dinamização destas atividades e que têm dado origem intervenções muito interessantes nas paredes e muros dos espaços públicos. Esperamos que este ano o festival seja ainda melhor, que seja uma lufada de ar fresco nestes tempos tão fechados!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.