ARTIGO DE OPINIÃO: Apenas meia dúzia dos inúmeros benefícios da leitura!

24/01/2022 18:15

Estudos nacionais e internacionais demonstram, claramente, os múltiplos benefícios da leitura.     A sociedade em geral reconhece o valor da leitura global do indivíduo. Sendo assim, seria natural que houvesse mais leitores e que a leitura fosse, para todos nós, uma rotina diária. Contudo, os estudos também nos mostram que estamos longe dessa realidade e que a prática, está muito distante da teoria! E, infelizmente, no nosso dia a dia, também verificamos isso mesmo! Que paradoxo! 

Os benefícios da leitura são tantos que poderíamos elaborar uma lista enorme, quase interminável! Atentemos em apenas meia dúzia:

1. A leitura promove a saúde mental – várias pesquisas demonstram que as pessoas que mantêm o cérebro ativo, lendo ou jogando jogos desafiadores mentalmente, como o xadrez, têm 2,5 vezes menos hipóteses de desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas que passam o seu tempo livre em atividades menos estimulantes.

2. A leitura reduz o stress e melhora o sono – aconchegar-se com um bom livro pode transportá-lo para a magia de outros mundos, longe das preocupações imediatas, reduzindo assim o stress.   A leitura é relaxante e indutora do sono, especialmente se você está cansado e estressado. Além disso, melhora a qualidade geral do sono, tornando-o profundo e reparador.

3. A leitura melhora o conhecimento geral e o pensamento crítico – se quer ser um ser humano completo, capaz de manter uma conversa sobre uma variedade de assuntos, leia! E quanto mais conhecimento tivermos, mais preparados estaremos para lidar, de forma crítica, com os múltiplos e diversos desafios que a vida nos coloca.

5. A leitura enriquece o vocabulário e desenvolve as habilidades da escrita – quanto mais se lê, mais se aumenta o vocabulário e, desta forma, poderemos expressar melhor os nossos pensamentos e sentimentos, tanto oralmente como por escrito.

6.  A leitura aumenta a concentração e a produtividade – a leitura requer foco e concentração e, quanto mais se lê, mais se desenvolve esta capacidade de extrema importância para o nosso bem-estar geral e para a nossa produtividade.Experimente ler entre 15 a 20 minutos todos os dias e poderá constatar a melhoria da sua capacidade de se concentrar e, consequentemente, aumentar a sua produtividade.

Faça do livro seu companheiro para todas as horas. Leia, leia muito…

Para refletir: “Os livros têm grande importância nas nossas vidas não só porque auxiliam na construção do nosso conhecimento, mas também porque nos trazem palavras de encanto, doçura e suavidade.  (Francis Bacon)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.