Artesãos juntam-se a designer de produto para valorizar o património imaterial da região

27/09/2022 11:52

Artesãos da região Viseu Dão Lafões juntaram-se à designer de produto, Irena Ubler, para criar de raiz quatro peças que valorizam o património imaterial da região de Viseu.

Desenvolvido numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), o projeto conta com participantes de Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão.   

A iniciativa, no âmbito do projeto ‘Craft Turismo Criativo’, teve início em junho e os integrantes «tiveram oportunidade de conhecer e experimentar várias técnicas artesanais, em contacto com artesãos locais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, têxtil e cerâmica» avança a organização.

O intuito desta parceria foi a criação de quatro peças originais, pensadas para compor uma mesa de refeição, em casa ou num restaurante, combinando práticas tradicionais com interpretações contemporâneas.

Irene Ubler, designer de produto, explica que «a melhor forma de honrar este património tão rico é trazendo-o para a mesa, uma vez que a refeição é um momento tão importante, em que partilhamos comida e a felicidade de estar com a família e os amigos».

«O saber-fazer artesanal está a ganhar novas formas nos dias de hoje, pelas mãos dos artesãos, que estão a conseguir preservar os saberes e modos de produção tradicionais, ao mesmo tempo que os reinventam de forma criativa. Iniciativas como este projeto são a melhor garantia de que os conhecimentos adquiridos ao longo das gerações não se vão perder», afirma  Emanuel Ribeiro, Coordenador da ADD.

Depois de produzidas, as peças serão também exibidas em uma exposição online, a apresentar brevemente.    

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.