Arranca esta quarta-feira a Volta a Portugal

04/08/2021 10:53

A 82º Volta a Portugal em bicicleta arranca esta quarta-feira, 4 de agosto. A prova rainha do ciclismo decorre até 15 de agosto, num total de 1568,2 quilómetros, entre Lisboa e Viseu. Conta com um prólogo e 10 etapas.

A primeira etapa começa em Torres Verras e termina em Setúbal, e terá uma homenagem a Joaquim Agostinho.

Para a segunda tirada está reservada uma estreia desta edição, a da cidade alentejana de Ponte de Sor, que acolhe o início de 162,1 quilómetros até ao empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro de Castelo Branco. No sábado, 7 de agosto decorre a subida à Torre, com partida na Sertã.

Antes do dia de descanso, o pelotão ainda terá pela frente, na quarta tirada, 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda.

Depois da pausa desta edição, o regresso à estrada para a quinta etapa é em Águeda, num percurso até Santo Tirso, mais concretamente o alto do Santuário da Nossa Senhora da Assunção.

O sétimo dia de competição decorre no Minho, entre Viana do Castelo e Fafe, com uma ligação de 182,4 quilómetros. A etapa mais longa desta edição é a sétima, que vai começar em Felgueiras e percorrer 193,2 quilómetros até Bragança.

Será também da cidade brigantina que começa a oitava tirada, uma jornada de 160,7 quilómetros que vai terminar em Montalegre, mais concretamente na Serra do Larouco.

Os candidatos enfrentam, no sábado, 14 de agosto, o penúltimo desafio na última etapa montanhosa: desde Boticas ao alto da Senhora da Graça (Mondim de Basto), os corredores percorrem 145,5 quilómetros e têm pela frente dois prémios de montanha de primeira categoria, o último na tão carismática chegada ao topo do Monte Farinha.

A etapa de Viseu irá definir a classificação geral final com o tradicional contrarrelógio. São 20,3 quilómetros com fim na Avenida da Europa, para encontrar o vencedor da 82.ª Volta a Portugal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *