Armamar: Macieiras em flor juntam fotógrafos de todo o país

08/04/2022 10:42

Armamar vai receber no fim de semana de 23 e 24 de abril fotógrafos profissionais e amantes da fotografia para um encontro à descoberta das macieiras em flor.

A entrada é livre e os cenários a serem fotografados são os pomares da região. O município de Armamar é um dos maiores produtores nacionais de maçã e esta representa uma das mais importantes fontes de rendimento da população. A qualidade desta fruta é reconhecida a nível nacional e o seu peso na economia local é relevante.

“A paisagem sul do concelho é marcada por extensos pomares de macieiras que dão a esta zona próxima do Douro um contraste único. O solo xistoso que predomina a norte dá lugar ao granito. Os vinhedos são substituídos por plantações igualmente extensivas, mas agora o que se vê são pomares de macieiras a perder de vista, que atingem grande beleza na época da floração e uma mescla de aromas inebriantes, quando os frutos estão maduros. O clima e o solo combinam-se na perfeição para aqui crescerem árvores de diversas qualidades. Com cerca de 1400 hectares de área plantada, colhem-se por ano uma média de 50 mil toneladas de maçãs. A fruticultura é a razão pela qual o município é conhecido como a Capital da Maçã de Montanha. Este circuito possibilita ainda a visita a alguns monumentos de referência em Armamar e o encontro com as suas gentes hospitaleiras que continuam a viver da terra e do que ela oferece”, refere a organização.

O evento é uma produção da Fotomanya, Produções Ana Luar Vaz, e conta com o apoio da Câmara Municipal e da Associação dos Fruticultores de Armamar.

Para mais informações, os interessados podem consultar esta página.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.