Alunos Tarouquenses alertados para o “Valor da Água”

29/04/2022 18:06

Procurando consciencializar as crianças e jovens para a importância da água, nos dias 28 e 29 de abril, mais de uma centena de crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos participaram em ações de sensibilização ambiental dinamizadas pela empresa Águas do Norte SA, com a parceria com o Município de Tarouca.

Com foco no valor da água, a iniciativa faz parte da gestão estratégica da autarquia no âmbito da consciencialização para a sustentabilidade, com o objetivo de educar e sensibilizar para o valor da água, em particular gestão adequada do seu ciclo urbano.

«O destino do nosso planeta está nas mãos de todos, e nesse sentido entendemos que a educação ambiental deve de começar em idade escolar. É importante que, desde pequenas, elas saibam que devem racionalizar os recursos e contribuam com as suas ações para a luta contra as alterações climáticas», refere a propósito José Damião, Vice-Presidente da Câmara municipal de Tarouca.

Como chega a água às nossas torneiras? Que tratamento deve receber para poder ser consumida com qualidade? O que acontece à água depois de ser utilizada nas nossas casas? Estas são algumas das questões que tiveram resposta nesta iniciativa, onde se prestou especial atenção às estações de tratamento de água e de águas residuais (ETA e ETAR).

Houve ainda tempo para examinar uma amostra de água doce através de um microscópio, permitindo a observação de diferentes famílias de microrganismos existentes na água. Aproveitando esta análise, foi igualmente realçada a importância destes seres vivos no equilíbrio dos ecossistemas naturais, na desinfeção da água da rede pública e para a atual situação pandémica de Portugal e do Mundo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.