Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira recebe autocarro espacial

08/03/2022 16:06

Durante três dias, o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira receberá o Spatiobus, um veículo itinerante equipado para trazer o espaço aos alunos da EB1, amanhã, dia 9 de março; da EB2, na quinta-feira, dia 10; e da EB3/Secundária, na sexta-feira.

O autocarro espacial Spatiobus vem de Bragança, seguindo por Moimenta da Beira, depois para Constância, Ponte de Sor, Estremoz, Lousal (Grândola) e Tavira.

Os alunos do 4.º ao 7.º ano terão oportunidade de aprender o que são satélites, como funcionam e para que são usados, podendo até aprender a fazer o seu próprio satélite e descobrir quais as melhores órbitas de acordo com a missão que desenharam.

A organização avança, ainda, que estará ao dispor «a construção de uma base em Marte e, com isso, aprender as diferenças entre a pressão atmosférica na Terra e em Marte, testando líquidos e sólidos com diferentes pressões. As atividades do Spatiobus incluem ainda experiências ligadas à Observação da Terra, com os alunos a aprenderem sobre o funcionamento dos oceanos e a subida do nível do mar».

O diretor da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, Hugo André Costa, afirmou que «trazer o Spatiobus para Portugal durante três semanas é, em primeiro lugar, a materialização do acordo de entendimento assinado entre o CNES e a Agência Espacial Portuguesa em 2019; em segundo lugar, é uma excelente oportunidade para a Portugal Space porque nos permite reforçar as atividades educativas na área do espaço em cidades do interior do País, e, ao mesmo tempo também reforçar os nossos laços com a Ciência Viva sem a qual esta atividade não teria o mesmo impacto junto dos mais jovens».

Já Marta Gonçalves, responsável pelos programas de educação da Agência Espacial Portuguesa, lembra que a aposta na educação científica de crianças e jovens é um dos eixos centrais da estratégia da Agência Espacial Portuguesa.

Paulo Sanches, o elo de ligação em Moimenta da Beira, espera que «esta atividade leve os nossos alunos a usufruírem de uma apaixonante experiência espacial e que aproveitem bem esta oportunidade que dificilmente se repete».

Esta é uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space e do CNES, com o apoio do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, que acontece no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.