Ação de ajuda humanitária em Viseu já enviou dez toneladas de bens para a Ucrânia

05/03/2022 16:00

A rede Câmara Municipal de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Associação Viriatos.14 e Associação dos Ucranianos de Viseu faz um balanço positivo da ação de ajuda humanitária, que estão a promover, há cerca de uma semana, para ajudar as vítimas da guerra da Ucrânia, reconhecendo que a campanha «superou as melhores expectativas».

«Logo no segundo dia foram enviadas cerca de 3 toneladas de medicamentos, alimentação e roupa e já nesta semana, dia 1 de Março, seguiram mais 7 toneladas num camião TIR com destino à Ucrânia», anunciam.

A organização adianta que «neste momento, está disponível mais um carregamento TIR, no terminal disponibilizado pelo Regimento de Infantaria 14, o qual seguirá muito em breve com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia».

«Os bens e dádivas não param de chegar à Loja Solidária do IPV. Anónimos, organizações juvenis, empresas, juntas de freguesia, agrupamentos de escola, organizações religiosas, comerciantes, entre muitas outras entidades, todos têm contribuído e Viseu assume-se na linha da frente da solidariedade para com a Ucrânia», acrescentam.

Militares no ativo e na reserva, docentes, funcionários e estudantes do IPV, voluntários de todos os setores da comunidade viseense e voluntários e comunidade ucraniana encontram-se na Loja Solidária do IPV (que migrou temporariamente para um espaço maior e de acesso pelo exterior – o CAFAC), e numa jornada contínua, sem descanso nem fins de semana, das 9 às 20 horas, efetuam triagem dos bens doados, embalam, identificam e os Bombeiros Voluntários de Viseu transportam para armazém no RI 14, até prosseguirem em camião TIR, disponibilizado por empresa local, até à fronteira.

No CLAIM IPV foi ontem registada a primeira refugiada a chegar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.