Recriação “A Última Rota da Transumância” está de volta a Castro Daire

23/06/2021 18:42

O Município de Castro Daire volta a assinalar a recriação “A Última Rota da Transumância” este ano, continuando, assim, a sua missão de reviver a tradição ancestral onde, durante séculos, pastores e rebanhos «calcorrearam caminhos e canadas» desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro.

Segundo a autarquia, esta edição «primará pelo enquadramento histórico, onde todas as atividades que se vão desenvolver serão baseadas na grande viagem de outrora, com experiências e momentos únicos onde o imaginário pastoril e da transumância estarão sempre presentes».

O programa começa amanhã, dia 24 de junho, a partir das 17h00, com a “Mostra da Transumância”, em Mões. A exposição de rebanho, oficinas de saberes e a peça teatral “A carochinha” do Teatro do Agrupamento de Escolas são algumas das atividades reservadas para este dia.

O dia 25 de junho conta com a exposição do Agrupamento de Escolas, “O mapa afetivo da minha terra”, no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, e o dia 27 de Junho com a peça “Mentira a quanto me obrigas”, do Teatro do Montemuro, no Bairro do Castelo em Castro Daire, pelas 22h00.

A recriação da rota inicia no dia 3 de julho, partindo de Mões pelas 17h00 e chegando a Castro Daire Às 19h30. O percurso continua no dia seguinte, com a chegada do rebanho até à Cruz do Rossão, na Serra de Montemuro, pelas 12h30.

A descida do rebanho está agendada para as 17h30 do dia 24 de agosto. Este dia termina com a mostra etnográfica, pelas 20h30 e com atuação do Teatro do Montemuro às 21h30.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *