7 Maravilhas da Cultura Popular: Carnaval de Canas de Senhorim concorre na tipologia de Rituais e Costumes

21/02/2020 20:27

“A vida são dois dias, o carnaval são três” e “em Canas é uma vida inteira”. Este lema adotado pelas gentes de Canas de Senhorim, ajuda a entender a importância que esta altura do ano tem para a vila. Um carnaval secular e que agora é candidato às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na tipologia de Rituais e Costumes.

A apresentação desta iniciativa aconteceu no passado dia 12, no Museu de Arte Popular em Lisboa, na qual estiveram presentes a Associação Recreativa e Cultural do Paço e a União Cultural e Recreativa do Rossio, em representação do Carnaval de Canas de Senhorim.

Numa página de Facebook dedicada a este carnaval, as duas coletividades sustentam a sua candidatura na “originalidade, criatividade, bairrismo e tradição”. Características de uma folia “que sabe equilibrar as heranças do passado com os desafios do futuro, oferecendo um presente cheio de garra, cor, brilho e brio; fulgor e desafio”, refere a publicação.

Para saber mais sobre a tradição do carnaval de Canas de Senhorim, pode aceder ao 2º episódio do programa “Toma Nota!”, onde estivemos à conversa com os representantes dos dois bairros. (www.facebook.com/portalviseunow/videos/818288675343878/)

Sobre as 7 Maravilhas da Cultura Popular
Esta iniciativa das 7 Maravilhas da Cultura Popular, que nesta edição conta com 7 tipologias, nomeadamente, ARTESANATO, LENDAS E MITOS, FESTA E FEIRAS, MÚSICAS E DANÇAS, RITUAIS E COSTUMES, PROCISSÕES E ROMARIAS, E ARTEFACTOS, pretende eleger o património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *