Legislativas 2019: As ideias do PAN para Viseu

03/10/2019 16:05

A lista dos candidatos do PAN pelo círculo de Viseu integra pessoas com diferentes percursos e áreas profissionais.  É uma lista paritária com 7 mulheres e 5 homens de vária faixa etária que varia entre os 20 e os 60 anos, e naturais e residentes em vários concelhos do nosso distrito.

  1. Carolina Almeida, 37 anos, psicóloga com especialidade em psicologia clínica e da saúde. É a porta-voz da Comissão Política Distrital do PAN de Viseu.
  2. Maria Oliveira, 60 anos, professora do primeiro ciclo do ensino básico, natural de Castro Daire e integra a Comissão Política Distrital do PAN de Viseu.
  3. Diogo Chiquelho, 20 anos, de Viseu, estudante de direito na Universidade do Porto e membro da Comissão Política Distrital do PAN de Viseu.
  4. Mariana Branquinho, 24 anos, natural de Tondela, estuda ciências políticas na Universidade de Lisboa, e integra a Comissão Política distrital do PAN de Viseu.
  5. Vera Polónio, 40 anos, gerente de centro de estudos, natural de Mangualde, ativista pelos direitos dos animais e dinamizadora de wokshop´s de cozinha vegetariana e macrobiótica.
  6. José Carvalho, 34 anos, médico de família, reside e trabalha em Viseu.
  7. Sara Lunet, 23 anos, estuda comunicação social em Viseu. Natural de Tondela.
  8. Filipe Carvalho, 23 anos, natural de Viseu, cozinheiro vegetariano, reside e trabalha em Lisboa. É voluntário num projeto ambiental em Cabo Verde.

O programa do PAN apresenta propostas em áreas determinantes no contexto político e social nacional e que são fundamentais para o nosso distrito. É um programa com centenas de medidas que abarcam as 3 causas que nós vemos como uma só: as pessoas, os animais e a natureza. Queremos proteger as pessoas, a nossa natureza, as nossas florestas e conferir maior proteção aos animais.

O AMBIENTE é uma das prioridades para o PAN

A crise climática e a emergência ambiental aumentam-nos o sentido de responsabilidade para implementar políticas assertivas e corajosas no sentido de proteger o Planeta e garantir o futuro das próximas gerações. Queremos, assim,  dar direitos ao ambiente, valorizar a natureza do interior apoiar e incentivar de agricultura biológica. Erradicar a poluição dos nossos rios e solos, não permitindo que crimes ambientais aconteçam no nosso distrito.

Propomos:

  1. O aumento da fiscalização das industrias com maior risco de poluição e a criação de um seguro afeto a um superfundo ambiental para efeitos de remediação ambiental e proteção salarial dos trabalhadores;
  2. Erradicar a utilização de glifosato.
  3. Proteger as nossas florestas, incluindo o crime de incêndio florestal no elenco dos crimes de investigação prioritária, agravando a moldura penal relativa a este crime.
  4. Criar um plano ferroviário 2035 que ligue todas as capitais de distrito, tão importante para Viseu.

PARA AS PESSOAS

Queremos garantir que os direitos humanos sejam respeitados, melhorar o serviço nacional de saúde, a educação das crianças, apostar na cultura, nas artes e dar respostas a quem precisa, nomeadamente idosos, crianças, pessoas com deficiência e pessoas em situação de pobreza.

Na saúde, queremos maior aposta na prevenção e um maior cuidado para com quem está doente. Queremos diminuir os longos tempos de espera no SNS para consultas e operações e de deixar de ter falta de profissionais e equipamentos avariados. Propomos:

  • Atribuir um médico de família a todos os utentes do SNS;
  • Contratação de profissionais de várias especialidades para o SNS
  • Aposta na saúde mental, através da contratação de psicólogos para os Cuidados de Saúde Primários, escolas, empresas e serviços prisionais, criando programas de promoção de resiliência psicológica para as forças de segurança.

Na área dos direitos humanos, dos direitos laborais e das respostas sociais, propomos:

  • Um aumento gradual do ordenado mínimo em 50 euros por ano até aos 800 em 2023.
  • Reforçar os direitos dos trabalhadores, com 35 horas de trabalho e de 25 dias de férias, para os trabalhadores da administração publica e do sector privado
  • Garantir compensação justa para trabalhadores em regime de trabalho noturno ou por turnos
  • Alargar a licença parental para ambos os progenitores
  • Proteger as vítimas de violência doméstica
  • Assegurar que todos os programas noticiosos estão acessíveis a surdos e deficientes auditivos com recurso a intérpretes de Língua Gestual Portuguesa

PARA OS ANIMAIS

Queremos dar mais proteção aos animais reforçando os direitos de todos os animais. Queremos assegurar que tenham uma existência digna e livre de maus-tratos, independentemente do fim a que se destinam, garantindo o respeito pelas suas características naturais e comportamentais.

Propomos, entre muitas propostas, diminuir o IVA da alimentação dos animais de companhia e criar equipas de resgate na proteção civil.

Precisamos do teu voto! Nos últimos 4 anos, com apenas um deputado, conseguimos mudar o panorama político português e fazer aprovar propostas fundamentais. Sabemos que com mais deputados, vamos ainda mais longe!  Votar no PAN é votar num distrito e num país onde a natureza é respeitada, onde podemos nadar em rios limpos e não poluídos , onde podemos respirar ar puro. É votar num distrito e num país onde as pessoas têm os seus direitos garantidos e os animais são protegidos. É votar no partido que é  capaz de agir corajosamente no sentido de combater as alterações climáticas. Ainda vamos a tempo. Domingo, dia 6 de Outubro, Vota PAN!

 

Eleições Legislativas 2019 – Pessoas, Animais e Natureza (PAN)

As eleições legislativas decorrem no próximo dia 6 de outubro e o ViseuNow esteve com os partidos candidatos pelo Circulo Eleitoral de Viseu. A líder do PAN por Viseu, Carolina Almeida, apresentou as principais ideias do programa nas três áreas que definem o partido: as pessoas, os animais e a natureza.Ao nível da natureza, o PAN propõe fiscalizar as industrias poluentes, erradicar a poluição dos solos e rios, valorizar os recursos naturais, incentivar à agricultura biológica e colocar o crime de incêndio florestal no quadro de intervenção prioritária. A nível das pessoas, as propostas passam por aumentar a qualidade do serviço nacional de saúde, apostando na prevenção e promoção da saúde, diminuição das listas de espera, melhoria dos equipamentos e aumento do número de profissionais. Para a líder, é também importante valorizar a saúde mental e para isso é necessário contratar mais psicólogos para os cuidados de saúde primários, escolas, estabelecimentos prisionais e para as empresas. No programa também se inclui a proteção das vitimas de violência doméstica, dar mais direitos laborais aos trabalhadores e aumentar o ordenado mínimo nacional para 800€ até 2023.É também importante para o PAN, reforçar o direito de todos os animais.PAN ViseuSiga-nos ainda em:www.viseunow.ptwww.youtube.com/c/ViseuNowwww.instagram.com/portalviseunow/

Publicado por Portal ViseuNow em Segunda-feira, 30 de setembro de 2019

 

O texto apresentado é da total responsabilidade do partido.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *