150 carvalhos plantados por alunos em Mangualde

22/11/2019 18:20

150 alunos do 3.º ano da Escola Ana de Castro Osório e da EB1 de Mesquitela do Agrupamento de Escolas de Mangualde plantaram, na manhã de quinta-feira, cerca de 150 Carvalhos na Serra de St. António dos Cabaços, numa iniciativa que contou com o apoio da União de Freguesias Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta.

Esta açção de educação ambiental intitulada “Faz da tua Escola um Viveiro”, insere-se num projeto de prevenção e sensibilização para riscos em vários ambientes, e foi desenvolvida pela Associação Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã e a Fundação Benfica, em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde.

Este projeto consiste na criação de um espaço de viveiro com espécies autóctones, o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o carvalho-alvarinho (Quercus robur) nas escolas e alargado também às famílias das crianças. Recorde-se que a primeira fase do projeto consistiu numa pequena abordagem teórica e na realização de sementeiras e apadrinhamento com os alunos e decorreu nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro de 2019, com todos os estabelecimentos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Mangualde. A segunda fase consistiu na plantação das árvores germinadas na primeira fase, após processo de crescimento, e decorreu no âmbito do Dia da Floresta Autóctone. Nas próximas semanas será realizada a plantação das árvores germinadas nos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *